Por 7 vezes

Neste espetáculo o corpo humano é o tema, ou melhor, o princípio motivador. Não o corpo por inteiro, com toda a sua impressionante organicidade, mas sim, uma divisão peculiar, criada pelo coreógrafo com o objetivo de provocar ilusões. Para tanto, sete são as partes escolhidas: olhos, boca, braços, coração, vísceras, sexo e pernas.

O tentador exercício da secção nasceu em consonância com o poder que as partes teriam, por elas mesmas, de se expressar, de reagir e principalmente de sentir questões pertinentes à existência do próprio corpo e do homem. Assim, cada uma delas é representada em uma coreografia, em um momento do espetáculo.

Qual seja pela sua funcionalidade, ou mesmo pelo apelo do imaginário popular, o processo criativo fez surgir um olhar particular sobre cada divisa deste corpo. Uma leitura sem predefinições. Um tratamento específico, com a carga de movimentos ora sutis e delicados, ora de uma intensidade e velocidade quase impossíveis.

No espetáculo existe um fio condutor. Algo que faz mover. Algo que provoca e que consome a cena. Essa força é o desejo. Um impulso que por 7 vezes cria e transforma, vive e faz viver, morre e faz perecer.

Performance: POR 7 VEZES (7 Times)

In this performance, the human body is the main theme, the driving force. Not the entire body, with its impressive structure and incredible evolution throughout time, but the body divided into 7 parts: the Eyes, Mouth, Arms, Heart, Entrails, Sex and Legs. These are the chosen parts. The tempting exercise of such division is to start from the possibility that each one of these parts, on their own, has the power to express, react to and most importantly address questions that are totally pertinent to the existence of the human body and the man. In view of this, each part of the human body represents a piece of choreography and a moment in the performance. Be it for its actual or imagined function, each cited part of the body is looked at in a particular way.  An interpretation is intended, but without pretenses of a redefinition. 

This subject is addressed in a very specific way through movements, at times in a subtle and delicate manner, or sometimes in such an intense and fast manner that makes execution nearly impossible. The performance has a guiding thread which moves, provokes and consumes all that happens during the entire performance: Desire! A desire that expresses itself 7 times.”

 

Premiere: 2013

Length: 80 minutes

Choreography by: Henrique Rodovalho

Set design by: Shell Jr.

Costumes by: Cássio Brasil

Photography:

Original Soundtrack by: André Mehmari

 

Sinopse:

Neste espetáculo, o corpo é o tema. O princípio motivador.
Não o corpo por inteiro, com toda a sua impressionante construção e seu enorme desenvolvimento durante todos os tempos.
Mas sim o corpo dividido. Dividido em partes. Em 7 partes.
Olhos, Boca, Braços, Coração, Vísceras, Sexo e Pernas.
Estas são as partes escolhidas e nada mais.
O tentador exercício desta divisão, é partir da possibilidade
que cada uma destas partes, tem por elas mesmas,
o poder de se expressar, de reagir e principalmente de
sentir questões que são totalmente pertinentes a
existência do próprio corpo humano e a do homem.
Com isso, cada parte do corpo é uma coreografia, um momento. Que seja pela sua funcionalidade ou pelo imaginário que existe, colocar um olhar bem particular sobre a parte citada do corpo.
Fazer uma leitura… mas sem a pretensão de redefinir.
Tratar de uma maneira bem específica, através de movimentos,
ora por vezes sutis e delicados, ora de uma intensidade e velocidade quase impossíveis de se executar.
E principalmente, movimentos que vem sendo desenvolvidos nestes 25 anos de existência da Quasar Cia. de Dança
Nisto tudo, existe um fio condutor, algo que faz mover, algo que provoca e que consome tudo o que acontece durante todo o espetáculo: o desejo!
Desejo este que é colocado Por 7 vezes.

Direção Geral da Cia: Vera Bicalho

Criação coreográfica e direção Artística: Henrique Rodovalho

Direção de Ensaio: Daniel Calvet

Bailarinos:
Andrey Alves
Harrison Gavlar
Jackeline Leal
João Paulo Gross
José Villaça
Martha Cano
Paula Machado
Tainara Carareto

Figurino: Cássio Brasil

Estagiários de criação e de confecção de figurino: Ana Bueno, Anna Carolina Sucena, Hilca Cruz, Ilza Maria Bicalho, Jennifer Oliveira, Juliana Canedo, Kárita Garcia, Reberth Fiorezzo, Tandara Hoffmann e Thatinelle Franciane.

Cenário: Shell Jr.

Trilha sonora exclusiva: André Mehmari

Colaborador na pesquisa da poética: Adriano Bittar

Desenho de luz: Henrique Rodovalho

Criação de vídeo projeção: Semáforo Audiovisual

Diretor de projeção e mapeamento digital: Paulinho Pessoa

Montagem e operação de luz: Sergio Galvão

Cenotécnico: Gleisson Moreira, Junior Leite

Professores:
Ballet clássico – Tassiana Stacciarini
Dança contemporânea – João Paulo Gross
Pilates – Marcus Bastos / Studio Balance
Condicionamento Físico: Studio Balance 

Coordenação de Produção: Vera Bicalho

Produção: Thays Benício

Projetos Internacionais: Marcelo Zamora

Gerência financeira: Késia Souza

Secretaria Administrativa: Vilma Sônia Dias

Serviços Gerais: Adriana Sousa

Assessoria de Fitness: Studio Balance

Fisioterapeuta: Dr. Adriano Bittar M.D.

Médico Ortopedista: Dr. Samuel Diniz Filho M.D.

Nutricionista: Dra. Ana Carolina Quireze Rosa M.D.